AP 470 – Mensalão

Durante esta semana, o STF realizou quatro sessões da Ação Penal 470.

Na segunda-feira, 22 de outubro, o Supremo analisou a denúncia da Procuradoria Geral da República, e concluiu pela condenação de 25, absolvição de 9, enquanto que 3 réus estão em situação de empate, o que será definido posteriormente.

Na terça-feira, 23 de outubro, a Suprema Corte, passou a analisar as penas dos acusados. Marcos Valério foi punido com mais de 11 anos em apenas 3 das 9 acusações, cumulada com uma multa de mais de novecentos e setenta mil reais, que ainda será corrigido.

Na quarta-feira, 24 de outubro, o Supremo retoma os trabalhos, continuando a dosimetria da pena de Marcos Valério. A pena ultrapassa 40 anos de prisão, e multa ultrapassa os dois milhões e meio de reais.

O Ministro Joaquim Barbosa comenta “eu não barateio crime de corrupção”, enquanto que Lewandowski reclama: “vamos chegar a uma pena extratosférica”.

Na última sessão da semana, quinta-feira 25 de outubro, a Corte iniciou o cálculo da pena do ex-sócio de Marcos Valério, Ramon Hollerbach, a pena já ultrapassa os 14 anos, e a multa supera um milhão e seiscentos mil reais. Hollerbach foi condenado por cinco crimes – corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha.

O STF retomará o julgamento do mensalão à partir de  novembro de 2012.

Fonte: g1.globo.com

 

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>